Ficar noiva é uma delícia, um dos momentos mais mágicos da vida! Ver o homem que você ama pedindo para passar o resto da vida junto com você é uma sensação indescritível! Quem já passou por isso sabe o que estou falando.
Mas aí o pedido foi feito, você está noiva e começa a a imaginar todos os detalhes para o grande dia. São tantas decisões a serem tomadas (sim, organizar um casamento dá MUITO trabalho!) que você fica até perdida sem saber por onde começar. Por isso fiz uma listinha com um passo a passo que está me ajudando e que creio que pode dar um “help” para vocês também.
O primeiro passo é decidir a data do grande dia. Geralmente os casais gostam de ter o prazo de no mínimo 1 ano, assim conseguem organizar todos os detalhes. Mas isso não é uma regra. Alguns levam menos tempo para subirem ao altar, outros um tempinho a mais. Vocês podem, por exemplo, escolher uma data que tenha um significado para vocês, como o dia em que se conheceram, em que começaram a namorar… E outros detalhes devem ser levados em consideração também. Se você pretende se casar ao ar livre, a data tem que ser em um mês que não tenha incidências de chuva. Já se você e seu noivo querem um destination wedding, que tal escolher uma data próxima a um feriado? Assim seus convidados conseguirão se programar melhor.
Essa parte dá até calafrios, não é? Mas não pode ser evitada. Essa conversa tem que acontecer logo no início da organização, pois o seu orçamento vai definir TUDO o que vem depois (local, decoração, buffet, DJ, banda, quantidade de convidados, etc). É hora de definir quem vai pagar o que, se as famílias dos noivos vão ajudar, com o que eles podem arcar… E cuidado: se as famílias de vocês vão colaborar, elas podem sim dar palpites. Afinal, é direito de quem paga, certo? É preciso ser bem realista nesse ponto para que vocês não extrapolem lá na frente, querendo incluir serviços e detalhes que não cabem no bolso. Outra coisa, cuidado com as dívidas! O ideal é que todas as contas tenham sido quitadas até o dia da cerimônia. Afinal, ninguém quer começar uma nova etapa da vida endividado, né?
Data escolhida, é hora de começar a procura pelo local perfeito. Se você está de olho em uma igreja ou espaço de eventos super concorrido, é melhor se apressar e marcar a data o quanto antes, para não correr o risco de ficar sem o local dos sonhos. Algumas igrejas tem fila de espera de 2 anos! Para quem não viu, fiz um post com dicas de como escolher o local perfeito para seu casamento. Clique aqui para ler.
Esse é um ponto em que muitos noivinhos encontram dificuldade. Decidir o estilo da festa parece algo simples, mas não é. Às vezes a noiva tem uma ideia e o noivo, outra. Por isso é importante conversar bastante e chegar a um equilíbrio. O ideal é que a festa tenha a “cara” dos dois, e que os convidados saiam dizendo que tudo estava super parecido com vocês. A cerimonialista pode ajudar nessa fase. Já fiz um post sobre como escolher o cerimonial ideal para seu casamento. Para ler, clique aqui.
Chegamos à parte polêmica! rs Quem convidar e quem deixar de fora? Essa é a hora em que você terá palpites de todos os lados (leia-se família) e com certeza não vão conseguir chegar a uma versão final da lista sem algumas discussões. Faz parte. A quantidade de convidados depende de dois fatores principais: orçamento e tamanho da festa. Vocês pretendem fazer uma big celebração ou algo mais íntimo, como um mini wedding? E é claro que o orçamento conta muito nessa hora. O buffet, por exemplo, costuma se cobrado por pessoa. Então nada a ver convidar 300 se o orçamento de vocês só cobre os custos para 200. A minha dica é: na dúvida, dê preferência a quem faz parte da vida de vocês e quem realmente se importa com a felicidade do casal e faz questão de compartilhar esse momento com vocês.
O que acharam das dicas? Quem aí passou ou está passando por essa fase? Qual dessas foi a maior dificuldade de vocês? Deixe seu comentário, quero ler sobre a experiência de vocês!