Bom dia amores! Como foram as festas de fim de ano de vocês? Espero que tenham tido ótimos momentos ao lado de quem vocês amam. E que 2018 seja maravilhoso para todos!
Nesse início de ano, quem está aproveitando o verão para curtir uma praia ou uma piscina ou uma cachoeira? Nada melhor do que isso para refrescar! Só que temos que ter atenção redobrada não só com a pele, por conta do Sol, mas também com nosso cabelo. Você sabe a melhor forma de cuidar dos fios neste clima? Confira as dicas que separei:
Não é só a pele que merece um protetor solar não! Nossas madeixas também tem que ser protegidas antes da exposição ao sol. Então invista em um bom leave-in com protetor solar. Se o seu cabelo é fino, prefira os produtos em spray, caso contrário, os em creme são a melhor opção. Invista também em shampoos e condicionadores com proteção UV que previnem a quebra e ressecamento dos fios. Quando estiver exposta ao sol, não esqueça o chapéu ou boné, que também ajudam a proteger.
No verão, os fios tendem a ressecar, além de armarem e arrepiarem por conta do aumento na frequência das lavagens. Por isso é importante estar com o cabelo sempre hidratado. O ideal é fazer uma hidratação no mínimo 1 vez por semana, seja em casa ou no salão.
Não dispense uma boa ducha após sair da praia ou da piscina! Esse processo é importante para retirar dos fios substâncias que danificam, como o sal da água do mar ou os produtos químicos utilizados para o tratamento das piscinas.
E não tem jeito: no verão, o suor aumenta e o cabelo suja mais rápido. Por isso, mantenha os fios sempre limpos para retirar as impurezas e evitar problemas como seborréia e caspa. Ah, e aquela dica que todo mundo sabe mas não custa reforçar: evite lavar os cabelos com água quente, pois ela danifica e resseca os fios.
A gente A-D-O-R-A um secador, mas todo mudo sabe que eles ressecam os fios. Então tente dar umas férias ao aparelho durante os dias de verão, deixando o cabelo secar naturalmente.
Essa é outra dica que todo mundo está cansada de saber, mas que não custa repetir: NUNCA amarre ou prenda o cabelo úmido, pois isso danifica a estrutura dele. O hábito “arrebenta” os fios, deixando-os opacos.
Assim que sair do mar ou da piscina, penteie o cabelo para desembaraçá-lo. A melhor opção é usar um pente de madeira.
Cabelos tingidos merecem atenção redobrada no verão, uma vez que os raios ultravioletas oxidam os pigmentos, alterando a cor dos fios, deixando-os desbotados e sem cor, além de ressecados. Os tons loiros são os que requerem maiores cuidados nessa época do ano, afinal de contas ninguém quer sair da piscina e descobrir que o cabelo esverdeou, né? Portanto, intensifique as hidratações e intercale com o uso de ampolas. Não abra mão de produtos específicos para cabelos tingidos e, para reavivar a cor, shampoos tonalizantes são uma boa ideia.