As redes sociais estão sendo dominadas por looks e um estilo de vida clean, denominado de Quiet Luxury. O termo tem ganhado força, mas, afinal, o que é isso?

A estética é inspirada no estilo de milionários e bilionários e preza pelo minimalismo, indo na contramão da moda over e exagerada que dominou no ano passado.

Aqui há a preferência por peças atemporais e duráveis, que podem ser usadas em várias ocasiões e durante muitos anos. Pense em peças que são passadas de geração em geração e que prezam pela qualidade e por materiais de excelência.

Um dos motivos que apontam a ascensão do Quiet Luxury é o reflexo da recessão e da crise que vem sendo enfrentada por vários países. Em períodos assim é comum que as pessoas deem preferência ao essencial e deixem de consumir o supérfluo e de fazer compras guiadas por tendências.

Outro motivo que aponta a ascensão do Quiet Luxury é a preocupação com a sustentabilidade. A moda vem sofrendo várias críticas quanto à sua produção desenfreada, de alto impacto ambiental e que incentiva o consumo descontrolado. Ao dar preferência para o essencial, para peças de qualidade e para o artesanal, o Quiet Luxury estabelece um formato de consumo baseado em uma filosofia de zero excesso.

Essa estética volta os holofotes para o minimalismo que, com suas peças neutras e básicas, mostra que não é preciso de muito ou de logomarcas à mostra para estar bem-vestida. Um guarda-roupa inteligente com peças que combinem entre si e em sua maioria em tons neutros caracteriza o Quiet Luxury.

A última temporada das semanas de moda internacionais mostra que essa é a nova abordagem das grifes de luxo. Enquanto marcas como Hermès, The Row e Bottega Veneta possuem esse estilo em seu DNA, vimos maisons como Balenciaga e Gucci deixando os exageros e o chocante de lado e apostando nesse direcionamento.

A série Succession da HBO Max, atualmente na última temporada, é focada em uma família bilionária e o figurino tem sido bastante comentado por justamente se encaixar na estética do Quiet Luxury. Apesar de extremamente ricos, os personagens não ostentam e preferem peças clássicas, neutras e sem logomarcas à vista. É claro que são roupas e acessórios caros e grifados, porém o mais importante é o conceito de requinte do look e não evidenciar marcas.

Para aderir à estética dê preferência para peças básicas e elegantes, como as roupas de alfaiataria como blazer, camisa e terninhos. Opte por tons neutros como marrom, preto, cinza e bege. E lembre-se: o menos é mais.