Indicados melhor figurino Oscar 2018

Amanhã é dia de Oscar! Uma das minhas categorias preferidas é a de Melhor Figurino, pois tem tudo a ver com moda. As roupas dos personagens dizem muito sobre quem eles são e muitos atores dizem que só entram realmente no papel quando vestem o figurino.

E eu adoro observar cada detalhe, especialmente quando o filme traz peças glamourosas e bem trabalhadas. Nesse ano, os indicados são:

Indicados melhor figurino Oscar 2018 Victoria e Abdul

O filme conta a história entre a Rainha Victória e Abdul, indiano que se torna criado e amigo da monarca inglesa. O figurino é assinado por Consolata Boyle, que recebe sua terceira indicação (ela concorreu anteriormente por A Rainha e Florence – Quem é essa mulher?). Na época em que se passa a história a rainha estava de luto, por isso a predominância do preto. Mas para sair um pouco dessa cartela sóbria, a figurinista investiu em texturas e matérias-primas bem elaboradas. Já para criar o guarda-roupa de Abdul, Consolata teve que partir do zero, pois não existem referências imagéticas do criado. Vemos durante a trama a evolução de seu figurino, conforme ele vai subindo de cargo.

Indicados melhor figurino Oscar 2018 Trama fantasma

Esse é um filme que promete conquistar os apaixonados por moda: Trama Fantasma conta a história complicada do estilista vivido por Daniel Day Lewis, que se apaixona pela sua musa inspiradora. O personagem Reynolds Woodcock foi inspirado em grandes nomes como Cristóbal Balenciaga e Charles James e o ator até aprendeu a costurar! O filme se passa na década de 50, então é claro que o figurino tinha que estar a altura da época. Desenvolvidas por Mark Bridges, que já tem uma estatueta pelo seu trabalho em O Artista, as peças foram confeccionadas com tecidos vintage e tem muitas referências ao New Look.

Indicados melhor figurino Oscar 2018 O destino de uma nação

Gary Oldman vive o primeiro ministro Winston Churchill e é um dos favoritos a levar o prêmio de Melhor Ator. O figurino do filme, que se passa na década de 40, ficou a cargo de Jacqueline Durran, que trabalhou em parceria com a tradicional casa de alfaiataria Harry Poole & Co. para desenvolver as peças inspiradas no guarda-roupa de Winston. Jacqueline pensou em cada detalhe, como por exemplo, os sapatos não tem cadarços e sim zíperes, da forma como o estadista gostava.

Indicados melhor figurino Oscar 2018 A forma da água

Essa é a primeira indicação do figurinista Luis Sequeira, que teve a missão de criar o figurino desse filme que é um dos favoritos a levar o prêmio de Melhor Filme. Como a história gira em torno da paixão entre uma humana e um ser aquático, Luis buscou desenvolver as peças com tons de azul verde, que lembram a água.

Indicados melhor figurino Oscar 2018 Bela e a Fera

Indicação dupla para Jacqueline Durran este ano! Ela, que já soma 6 indicações, neste ano concorre também por A Bela e Fera. Sua grande missão foi dar vida ao famoso vestido de baile usado por Bela na icônica cena da valsa. Para tal, a figurinista teve acesso a rascunhos originais do desenho de 1991. Para as outras peças da personagem principal, Jacqueline pensou em uma mulher independente e forte, por isso as calças por baixo dos vestidos e os bolsos, que servem para guardar ferramentas. Uma curiosidade: grande parte da peças foram desenvolvidas com materiais sustentáveis, a pedido da Emma Watson, que cada vez mais tem se engajado nessa causa.

Me diz: a sua torcida vai para quem?

POSTS RELACIONADOS