Não tem para onde fugir, as tendências do estilo Y2K parecem que não vão embora tão cedo. Significando Anos 2000 (Y2K = year 2000), o sucesso do estilo se deve, principalmente, ao TikTok, onde influencers têm resgatado os símbolos fashion da época e, a cada dia, vemos o retorno de conhecidas tendências do início daquela década.
São tantas trends que a gente acaba se perdendo. Por isso, fiz uma lista com os principais itens dos anos 2000 que estão bombando no momento.
Muito em alta nos anos 70, a plataforma teve um boom no início dos anos 2000 e foi resgatada pelas marcas após o período de lockdown, refletida em uma vontade de montar looks poderosos e deixar para trás os chinelos e pantufas. Os sapatos com salto plataforma permanecem um desejo neste ano, aparecendo em sandálias, tamancos e botas.
O jeans nunca esteve tão em alta, ganhando inclusive espaço nos acessórios, com sapatos, bolsas, chokers, tudo no material. E os looks all jeans, eternizados nos anos 2000, viraram febre novamente.
Os cintos fazem a diferença na produção e o modelo da vez é o cinto de correntes, outro sucesso dos anos 2000.
Quem foi adolescente nos anos 2000 com certeza lembra dos looks rocker da Avril Lavigne, com regata, calça larga e gravata. Pois bem, esse último item faz seu retorno, tendo aparecido em diversos desfiles na última temporada das semanas de moda. A grife Valentino, inclusive, apresentou uma coleção completa desenvolvida a partir desse acessório.
Mais um acessório que, quem viveu no início dos anos 2000, lembra. A faixa de cabelo traz um lado esportivo para as produções e é um dos acessórios queridinhos da vez.
Outro acessório que você provavelmente já usou – ou já torceu o nariz – é a choker de flor. Ela tem dividido opiniões, mas a verdade é que ela fica um charme nos looks.
A criação da minissaia data da década de 60 e ela tem vivido vários auges desde então. Foi adorada no início dos anos 2000 e, desde que Miuccia Prada trouxe o modelo novamente para as passarelas, a minissaia voltou à cena.
Feita em tactel ou tecido similar, a parachuete pants lembra a calça cargo, porém com uma modelagem mais larga e, geralmente, com ajuste nos tornozelos. Talvez você tenha usado essa peça no início dos anos 2000, talvez não, mas vai ser difícil não se apaixonar por ela agora.
Por último, essa tendência que é a paixão de algumas e o terror de muitas! A verdade é que a cintura baixa predominou nos anos 2000 e era difícil encontrar modelos de calças e saias que não fossem assim. É compreensível, então, que essa tendência esteja encontrando dificuldades para se firmar – ela não traz boas lembranças para quem foi praticamente obrigada a usar a modelagem durante anos. A cintura baixa da vez tem o cós mais alto do que antes, nada que deixe partes inapropriadas do corpo à mostra ou deforme a silhueta. Quem sabe a ideia não ganha mais adeptas?