Bom dia gente!
Quem me acompanha sabe que eu AMO filmes e um dos meus programas preferidos é, sem dúvida, curtir um cineminha. Na contagem regressiva para o Oscar 2017 (a premiação acontece dia 26/02), resolvi trazer para vocês a ficha técnica dos indicados a uma das minhas categorias preferidas: Melhor Figurino. E olha que a competição desse ano está acirrada! Ainda não consegui escolher meu favorito. Vamos dar uma olhada?

1

2

Com Brad Pitt e Marion Cotillard como protagonistas, Aliados traz a história de dois espiões na época da Segunda Guerra Mundial. O figurino é mega glamouroso e bastante fashionista, desenvolvido por Joanna Johnston, indicada ao Oscar pelo seu trabalho em Lincoln. As peças de estilo quarentinha foram quase todas especialmente desenvolvidas para a produção, porém alguns acessórios vintage, como óculos Dior e botões de marfim, foram arrematados em brechós e serviram de complementos ideais aos looks.

3

Essa é a 12ª indicação de Colleen Atwood, praticamente uma Meryl Streep dos figurinistas. Ela já levou para casa prêmios pelo seu trabalho em Chicago, Memórias de uma Gueixa e Alice no País das Maravilhas e agora concorre por seu trabalho nesta spin-off de Harry Potter. O figurino do filme retrata a década de 20 e foi pensado para ressaltar as características marcantes de cada personagem. Além dos protagonistas, ela teve que vestir mais de 3.500 figurantes!

4

Favorito ao Oscar de Melhor Filmes neste ano, com 14 indicações, é claro que não poderia ficar de fora nesta categoria! A figurinista Mary Zophres , indicada por seu trabalho em Bravura Indômita, recorreu à brechós e marcas como H&M e Jason Wu para compor o figurino da protagonista Mia (Emma Stone). A estética das peças são todas retrôs, com um pé nos anos 40 e 50. Para os números de dança, as peças não só tinham que ser bonitas, como também funcionais. Ah, importante lembrar que este é o único filme concorrente desta categoria que se passa nos dias atuais.

5

O filme, baseado em fatos reais, retrata a história da socialite nova-iorquina Florence Jenkins, que sonha em ser cantora de ópera mas não sabe cantar. Situado nos anos 40, teve a irlandesa Consolata Boyle (A Rainha, Filomena e Dama de Ferro) como responsável pelo figurino. Ela pesquisou a fundo essa excêntrica personagem e criou cada detalhe das roupas baseados em registros e fotos da época. Penas, brilhos e tecidos nobres foram utilizados nas construções das peças e os figurinos utilizados pela personagem nas apresentações são um show à parte!

6

Um dos grandes favoritos para levar a estatueta nessa categoria, Jackie mostra um pouco do casamento e do luto da ex-primeira dama Jacqueline Kennedy. O figurino ficou a cargo da francesa Madeline Fontaine, que trabalhou para produções como O Fabuloso Destino de Amélie Poulain e Saint Laurent, e recebe aqui sua primeira indicação ao Oscar. Ela retratou fielmente peças icônicas, como o tailleur rosa usado por Jackie no dia do assassinato de seu marido. Aliás, a Chanel deu uma forcinha, doando réplicas dos botões para a fabricação do conjunto.

 

Quem você acha que leva o prêmio esse ano? Como eu disse, a competição está acirrada!

Beijos!