Quem aí está pensando em aproveitar esses dias para dar uma geral na casa? Se você faz parte desse grupo, reuni dicas maras que ajudam na hora de organizar o guarda-roupa.
Em primeiro lugar, separe as peças que você não usa mais para doar, vender ou trocar. Caso você tenha peças que precisam de ajustes, separe-as também. Feito isso, é hora de começar a organização.
Selecione as roupas que podem ser dobradas e as que precisam ser penduradas.
Para dobrar: camisetas, peças de lã e linha, roupas de ginástica, pijamas e camisolas, roupas íntimas, vestidos de festa bordados ou de tule, peças de algodão e jeans (caso não há espaço para pendurá-los).
Para pendurar: roupas de tecidos delicados como seda, cetim e organza, peças de linho, calças de alfaiataria, jaquetas, casacos, blazers, saias e vestidos.
Dica: materiais como viscolycra, viscolinho e tricot deformam se você pendurados de forma tradicional. Portanto, se você tiver vestidos ou saias desses materiais, pendure-os dobrados.
Se puder, dê preferência para cabides iguais, pois isso passa uma sensação de uniformidade. Eu gosto dos cabides de veludo que, por serem finos, ocupam menos espaço. Você não precisa trocar todos os cabides de uma vez, esse é um processo que pode ser feito ao longo do tempo.
Organizar por cores é uma forma de deixar o guarda-roupa mais harmônico e facilita na hora de encontrar as peças. Além de dividir por cores, setorize por categorias: blusas, vestidos, casacos, etc. Na hora de guardar os casacos, comece do mais leve até o mais pesado. E organize os vestidos do mais curto ao mais comprido.
Existem vários utensílios que ajudam a manter a organização e a otimizar o espaço: colmeias, separadores de gaveta, caixas e cestos. As colmeias são ótimas para roupas íntimas, pijamas, peças fitness e meias, por exemplo. Dica: se você tem peças que precisam ser guardadas em sacos, dê preferência para os feitos de TNT, que deixam a peça “respirar”. Os sacos plásticos abafam as peças e podem mofá-las. Os utensílios também podem ser adquiridos aos pouquinhos, ao longo do tempo.
Por último, uma sugestão para vocês: depois de tudo separado, etiquete as gavetas e as prateleiras, assim você saberá exatamente o que está guardado naquela seção. Se você usou caixas, etiquetá-las também ajuda muito, pois você saberá exatamente o que guardou em cada uma.
Para quem quiser se inspirar, no meu canal no YouTube tem um vídeo em que mostro como foi a organização do meu closet.