Você sabe o que são fitoterápicos?
Eles são medicamentos que tem como princípio ativo algum derivado de plantas, como caules, flores, raízes, ou frutos. Ou seja, quando a planta medicinal é industrializada para obtermos o medicamento, temos como resultado o fitoterápico. Esse processo é interessante porque evita a contaminação com micro-organismos e agrotóxicos, além de padronizar a quantidade utilizada. E não deixa de ser mais natural!
Eles podem ser fonte de vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras. E podem ter efeito em vários sistemas do nosso organismo, como digestório, hormonal, cardiovascular, além de ação desintoxicante e anti-inflamatória, dependendo da planta utilizada.
Mas para que utilizamos?
Eles são receitados e administrados a fim de complementar a prescrição dietética, ou seja, servem para complementar a alimentação saudável e equilibrada.
Primeiro é necessário um plano alimentar individualizado, rico em vitaminas e minerais, e depois, se necessário, contamos com o auxílio dos fitoterápicos!00
Lembrando que apesar de ter origem natural, em excesso pode fazer mal! Então converse com seu médico e/ou nutricionista antes de começar a utilizar qualquer medicamento.