A próxima semana chegará trazendo algo que todo mundo ama: feriado prolongado! Quem aí está animado? Nessas oportunidades, gosto de me refugiar em Pirenópolis. Se você me segue nas redes sociais, já deve ter percebido que sou apaixonada pela cidade. É para onde vou para descansar e recarregar minhas energias.
Muita gente me pede dicas sobre onde ficar e o que fazer em Piri, por isso preparei um guia com os melhores locais da cidade (na minha opinião).
Como chegar: Pirenópolis está localizada a 129 km de Goiânia e a 150 km de Brasília. Se você é de fora do estado, pode descer no aeroporto de alguma dessas cidades e alugar um carro.
As pousadas de Pirenópolis são um capítulo a parte. Tem opções para todos os bolsos e gostos. O Casarão Vila do Império está instalado em um casarão do século XVIII e é o primeiro hotel boutique de Goiás. Sua localização é ótima, bem no centro histórico. É uma excelente opção para casais.
Outra opção mega charmosa, a Pousada Cavaleiro dos Pireneus foi construída no alto de um vale e é cercada por lindos jardins. Se você gosta de contato com a natureza, vai amar esse lugar. A localização também é ótima, a apenas 3 km do centro histórico da cidade.
Essa é uma das pousadas mais famosas e completas de Pirenópolis. Unindo o rústico e o sofisticado, o local conta com diversos tipos de acomodações, como suítes, bangalôs e chalés. Além disso, conta com piscina aquecida, sala de ginástica, sauna, Champanheria Villa Moet Chandon e restaurante japonês.
A Divina Pousada é um dos meus cantinhos preferidos em Piri. O local traz uma sensação de exclusividade, já que conta com apenas 9 apartamentos. A Divina é super aconchegante e se preocupa com o meio ambiente, incorporando a sustentabilidade em vários de seus processos. Um grande diferencial da pousada é que o café da manhã é servido até às 18:00. Sim, nada de se preocupar com o horário de acordar!
Mix de antiquário e restaurante, o foco é a culinária portuguesa, com um dos melhores bacalhaus da vida! E atenção: todos os objetos expostos estão à venda. Se você gosta de itens de decoração, vai ficar louco! rs
Ótima opção para o almoço de sábado ou de domingo e para quem gosta da típica comida goiana.
Perfeito para quem adora ouvir um bom jazz e apreciar um bom vinho. A focaccia é deliciosa, não deixe de experimentar! Aos sábados o local serve uma feijoada que é imperdível.
O melhor waffle e o melhor brownie que já comi na minha vida. Vale cada caloria! rs Na última vez que estive em Piri, estive no local 3 dias seguidos. Além dos sanduíches, no Pé di Café você encontra pães de queijo, bolo de cenoura e uma variedade infinita de cafés.
Lugar perfeito para o jantar e para se deliciar com pratos italianos enquanto ouve uma boa música.
Esse é um restaurante japonês super gostoso, com ótimos drinks e um ambiente lindo.
Essas são algumas das atrações imperdíveis que te esperam em Pirenópolis. Ela é um local histórico, então só passear pelas ruas de pedra já vale a visita. As casinhas antigas rendem ótimos cenários para fotos! rs Quer tomar um café da manhã típico da fazenda? A Fazenda Babilônia oferece um verdadeiro banquete. Piri é famosa por suas cavalhadas, então se você quer conhecer um pouco mais sobre a tradição, visite o museu dedicado a elas. E para quem gosta de ecoturismo, no Santuário Vagafogo, reserva particular, você encontra diversas opções de atividades como trilhas, arvorismo, rapel e tirolesa.
As “cachus” são as grandes atrações de Pirenópolis. Para os “friorentos”, uma boa escolha é a Meia Lua, pois o sol bate na água, o que a deixa menos gelada. A do Abade, a Cachoeira dos Dragões e a Bonsucesso também são lindas e valem a visita. Para chegar à Cachoeira do Rosário, localizada na fazenda de mesmo nome, é preciso fazer uma trilha em descida que alguns podem considerar um pouco complicado, mas vale muuuito a pena, te garanto!
Se você ainda não teve a oportunidade de conhecer Piri, vale a pena! Não deixe de ir até a cidade, nem que seja para passar apenas 1 dia andando pelas ruas e se deliciando com os restaurantes da Rua do Lazer.