Diário de Bordo - Layla no Jalapão

Quem me acompanha nas redes sociais viu que na semana passada estive desbravando as belezas do Jalapão, juntamente com minhas companheiras Luísa Accorsi e Mana Gollo. E olha, voltei apaixonada pelo local! A viagem superou minhas expectativas e recomendo a todos que façam esse passeio um dia. Nosso Brasil é realmente lindo demais!

O parque estadual do Jalapão está localizado no estado do Tocantins e sua área de 158.970,95 ha está distribuída entre os municípios de Mateiros e São Félix do Tocantins. Ele é uma área de conservação da natureza e é o maior parque estadual do TO.

Diário de Bordo - Layla no Jalapão - A empresa

A melhor forma de conhecer os encantos do Jalapão é contratando uma empresa especializada. Nós fomos com a Mukau Expedições do Bruno Coelho. As estradas para chegar nas atrações não são tão boas – para se ter uma ideia, de Palmas a Mateiros, uma das bases da expedição, são 350 km sendo 200 km de estrada de chão. No total, rodamos 1.020 km em 4 dias! Por isso é importante um guia experiente que conheça o local e um veículo apropriado. Na Mukau todos os carros são 4×4 e os condutores são credenciados. No pacote da empresa está incluso transporte, alimentação, bebida (menos álcool), passeios, hospedagem, roteiro, motorista e guia (no final do post vou colocar para vocês os valores).

E o que te espera no Jalapão? Dá só uma olhada nesses locais:

Diário de Bordo - Layla no Jalapão - Fervedouro Bela Vista

 

Diário de Bordo - Layla no Jalapão - Fervedouro Bela Vista

Os fervedouros são piscinas naturais com um diferencial: a água faz uma pressão no solo, o que não nos deixa afundar. Isso mesmo! Você pode tentar, mas é impossível. Só conseguimos boiar. São dezenas de fervedouros no Jalapão e o Bela Vista é o maior deles. Olha como é lindo! Essa água, o verde… É simplesmente demais. O local traz uma sensação de paz e tranquilidade. É cobrada uma pequena taxa para entrar, mas ela já estava inclusa no nosso pacote.

Diário de Bordo - Layla no Jalapão - Fervedouro Rio do Sono

O Rio do Sono é outro fervedouro da região, menor que o anterior mas também muito lindo. O ingresso para visitação também estava incluso no nosso pacote.

Diário de Bordo - Layla no Jalapão - Dunas

Diário de Bordo - Layla no Jalapão - Dunas

Do alto das Dunas a vista é incrível! Lá de cima conseguimos ter uma noção da dimensão do parque. É preciso uma caminhada básica para chegar, mas vale muito a pena. Mesmo com o tempo nublado, conseguimos ver um lindo pôr-do-sol.

Diário de Bordo - Layla no Jalapão - Cachoeira do Formiga

O que é essa água cristalina? Sem palavras para descrever! O valor da visitação, para quem não estiver com empresa, é R$20,00. É uma delícia mergulhar nessa água!

Diário de Bordo - Layla no Jalapão - Cânion Sussuapara

Diário de Bordo - Layla no Jalapão - Cânion Sussuapara

Nesse dia encontramos duas novas companheiras de viagem, as atrizes Laryssa Ayres e Maria Maya. A beleza do Cânion Sussuapara é de tirar o fôlego! Durante todo o ano, mesmo na época de seca, escorre água pelo paredão. A natureza não é perfeita?

Diário de Bordo - Layla no Jalapão - Lagoa do Japonês

Diário de Bordo - Layla no Jalapão - Lagoa do Japonês

Essa é uma das paradas mais surreais de toda a viagem! A Lagoa do Japonês é muito perfeita. A cor da água é de um azul translúcido gritante na parte da gruta e a temperatura dela é deliciosa. Impossível não se apaixonar pelo local – dá vontade de ficar o dia inteiro lá!

Diário de Bordo - Layla no Jalapão - Pedra Furada

Se você quer assistir a um pôr-do-sol daqueles, a Pedra Furada é o local ideal! Aqui também é preciso uma pequena caminhada para chegar, mas uma vez lá em cima, você vai ver que valeu a pena. Aproveite para apreciar a vista e a natureza maravilhosa.

Sobre o que levar: não esqueça o protetor solar e o repelente; leve medicamentos pois lá não tem farmácia; casaco leve, pois à noite pode esfriar um pouco e prefira levar mochilas à malas de rodinha ou malas rígidas.

As hospedagens nos locais estavam inclusas no nosso pacote. São elas: Casa das Flores em Taquaruçu, Pousada Cristal Dourado na Cidade de Mateiros e a Pousada Bela Vista, em São Félix.

Café, almoço e jantar também estão inclusos. A comida é caseira, mas deliciosa! Para quem quer ter uma ideia de valores, o almoço à vontade no Restaurante Rio do Sono custa R$35,00 por pessoa.

Falando em valores, vou deixar aqui o custo do pacote igual ao nosso:

As fotos maravilhosas desse post são da talentosa Mana Gollo, que arrasou em cada click!

No meu canal tem um vlog com todos os detalhes da viagem! Clique para assistir: