Nos últimos dias estive fora do país em uma expedição super especial a convite do O Boticário, na qual tive a oportunidade de conhecer o Atacama, no Chile. Quem aí acompanhou pelas redes sociais? Tenho que dizer que é um local fantástico e foi uma experiência única.
O Atacama é o local mais seco do planeta, com o deserto mais alto do mundo. Seu solo é comparado ao de Marte e lá raramente chove. E ainda assim é um lugar maravilhoso e que vale – e muito!!- a pena conhecer.
A cidade de San Pedro do Atacama está localizada no norte do Chile, a 1.6000 km de Santiago. Para chegar, são duas horas de voo de Santiago até o aeroporto mais próximo, em Calama. De lá até San Pedro leva 1 hora de viagem de carro.
Por se tratar de deserto, o clima é muito variável! Durante o dia faz muito calor e durante a noite, muito frio, podendo alcançar temperaturas abaixo de 0. Então, esteja preparado quando for planejar sua viagem e leve, literalmente, de tudo na sua mala, desde roupas de banho até roupas pesadas para o frio.
Ah, não dispense o protetor solar e labial, hidratante e soro. Quem mora em regiões secas como Goiás sabe muito bem como esses itens são indispensáveis. Agora imagina no meio do deserto? E tome bastante água, sempre! Devido à altitude, nosso corpo demora um pouquinho de tempo para acostumar. Somado ao clima seco, beber muita água é fundamental.
Fiquei hospedada no hotel Explora Atacama que, diga-se de passagem, é perfeito! A decoração une perfeitamente o rústico e o sofisticado, com quartos projetados para aproveitar o silêncio, o que é ótimo para descansar após os passeios do dia. O hotel é construído dentro do oásis de São Pedro e é uma ótima base para partir para as explorações do deserto.
Em suas instalações ele conta com um restaurante com pratos deliciosos, SPA, Quincho (área para churrasco convidativo), sala de massagem, estábulo, entre outros.
Para celebrar o lançamento da linha #NativaSpa do O Boticário a base de quinoa, visitamos as plantações desse grão, que é um dos ingredientes mais utilizados na cozinha do Atacama. E conhecemos de perto todo o processo de produção e purificação desse grão.
O tour pelas Lagunas Altiplânicas + Salar Águas Calientes e Piedras Rojas é indispensável para quem vai ao Atacama . São cenários com paisagens incríveis! E também uma paradinha para apreciar e fazer algumas fotos nos campos de Lupino.
As Lagunas ficam a 115 km de San Pedro, dentro da Reserva Nacional Los Flamencos. A paisagem parece uma pintura, com os vulcões refletidos na água. Belíssimo!
O Salar Águas Calientes tem uma paisagem de tirar o fôlego de tão linda! Fiquei encantada. Por lá, conseguimos ver alguns flamingos. Fiquei apaixonada! Rs. E foi nessa paisagem que a equipe do Explora Hotel preparou um almoço delicioso com direito a vinho Chileno no meio do deserto.
A paisagem do Salar Piedras Rojas não fica para trás no quesito beleza, com um visual colorido com suas pedras vermelhas e o céu azulzinho.