Diário de Bordo: Layla no Atacama

Nos últimos dias estive fora do país em uma expedição super especial a convite do O Boticário, na qual tive a oportunidade de conhecer o Atacama, no Chile. Quem aí acompanhou pelas redes sociais? Tenho que dizer que é um local fantástico e foi uma experiência única.

Diário de Bordo: Layla no Atacama - Começando a viagem

O Atacama é o local mais seco do planeta, com o deserto mais alto do mundo. Seu solo é comparado ao de Marte e lá raramente chove. E ainda assim é um lugar maravilhoso e que vale – e muito!!- a pena conhecer.

A cidade de San Pedro do Atacama está localizada no norte do Chile, a 1.6000 km de Santiago. Para chegar, são duas horas de voo de Santiago até o aeroporto mais próximo, em Calama. De lá até San Pedro leva 1 hora de viagem de carro.

Diário de Bordo: Layla no Atacama - Passeio no centrinho

Por se tratar de deserto, o clima é muito variável! Durante o dia faz muito calor e durante a noite, muito frio, podendo alcançar temperaturas abaixo de 0. Então, esteja preparado quando for planejar sua viagem e leve, literalmente, de tudo na sua mala, desde roupas de banho até roupas pesadas para o frio.

Diário de Bordo: Layla no Atacama - No deserto

Ah, não dispense o protetor solar e labial, hidratante e soro. Quem mora em regiões secas como Goiás sabe muito bem como esses itens são indispensáveis. Agora imagina no meio do deserto? E tome bastante água, sempre! Devido à altitude, nosso corpo demora um pouquinho de tempo para acostumar. Somado ao clima seco, beber muita água é fundamental.

Diário de Bordo: Layla no Atacama - O que não pode faltar na mala?

Fiquei hospedada no hotel Explora Atacama que, diga-se de passagem, é perfeito!  A decoração une perfeitamente o rústico e o sofisticado, com quartos projetados para aproveitar o silêncio, o que é ótimo para descansar após os passeios do dia. O hotel é construído dentro do oásis de São Pedro e é uma ótima base para partir para as explorações do deserto.

Diário de Bordo: Layla no Atacama - Hotel Explora Atacama

Em suas instalações ele conta com um restaurante com pratos deliciosos, SPA, Quincho (área para churrasco convidativo), sala de massagem, estábulo, entre outros.

Diário de Bordo: Layla no Atacama - Quincho - Área para churrasco no hotel

Para celebrar o lançamento da linha  #NativaSpa do O Boticário a base de quinoa, visitamos as plantações desse grão, que é um dos ingredientes mais utilizados na cozinha do Atacama. E conhecemos de perto todo o processo de produção e purificação desse grão.

Diário de Bordo: Layla no Atacama - Deserto florido - Plantação de quinoa

O tour pelas Lagunas Altiplânicas + Salar Águas Calientes e Piedras Rojas é indispensável para quem vai ao Atacama . São cenários com paisagens incríveis! E também uma paradinha para apreciar e fazer algumas fotos nos campos de Lupino.

As Lagunas ficam a 115 km de San Pedro, dentro da Reserva Nacional Los Flamencos. A paisagem parece uma pintura, com os vulcões refletidos na água. Belíssimo!

O Salar Águas Calientes tem uma paisagem de tirar o fôlego de tão linda! Fiquei encantada. Por lá, conseguimos ver alguns flamingos. Fiquei apaixonada! Rs. E foi nessa paisagem que a equipe do Explora Hotel preparou um almoço delicioso com direito a vinho Chileno no meio do deserto.

A paisagem do Salar Piedras Rojas não fica para trás no quesito beleza, com um visual colorido com suas pedras vermelhas e o céu azulzinho.

Diário de Bordo: Layla no Atacama - Termas de Puritana - Oásis no meio do deserto Diário de Bordo: Layla no Atacama - Passeios

 

POSTS RELACIONADOS