Depois de uma passagem por Roma, seguimos viagem para a Costa Amalfitana, região localizada ao sul da Itália, com cerca de 50 km de extensão ao longo do Mar Tirreno. Seu mar azul e as belas paisagens com enormes montanhas tornam esse lugar único. Não à toa, a Costa Amalfitana é considerada patrimônio da Unesco.
Composta por pequenos vilarejos e cidades e com uma gastronomia impecável, a região é um dos destinos mais procurados no verão europeu. Cada cidade da Costa Amalfitana tem sua beleza única, sendo as mais famosas: Amalfi, Positano e Ravello.
Onde hospedar
Escolhemos o hotel Piccolo Sant’Andrea para nos hospedarmos. O hotel fica em Praiano e está em uma posição estratégica, a 7 km de Amalfi e a 6 km de Positano. Da piscina do hotel é possível avistar tanto Positano quanto Praiano. A sacada do nosso quarto era um sonho, com essa vista espetacular!
Amalfi
Com visual de tirar o fôlego e arquitetura que impressiona, Amalfi é uma pequena cidade com pouco mais de 5000 habitantes. Com centrinho e praia animados, Amalfi é um dos locais que mais atraem os turistas na Costa Amalfitana. Uma das mais antigas e importantes repúblicas marítimas italianas, Amalfi se destacou pelo comércio com o Egito e Império Bizantino durante a Idade Média.
Passamos brevemente por lá e conhecemos 2 restaurantes incríveis:
Situado em frente ao Duomo di Almalfi, o bistrô F.Lli Pansa é o local perfeito para um brunch. Não deixe de pedir uma caprese, um club sandwich e uma pizza.
Com uma estrela Michelin, o restaurante Glicine do hotel Santa Caterina oferece uma gastronomia mediterrânea com ingredientes locais. A vista panorâmica para a Baía de Amalfi é um show a parte.
Ravello
Antiga cidade medieval e com menos de 3000 habitantes, Ravello está situada no alto de uma montanha, a 365 metros acima do mar, o que proporciona uma vista incrível. Conhecida como “la città della musica” (cidade da música), Ravello sedia um famoso festival de música todos os anos. Curiosidade: na cidade há um auditório projetado por Oscar Niemeyer que, com seu estilo moderno, se destaca das outras construções.
Uma das principais atrações de Ravello, a Villa Rufolo é uma construção do século XII, com decoração e arquitetura com influências góticas, árabes e normandas. O ponto alto do local são os jardins com milhares de flores e plantas exóticas e que oferecem uma bela vista para o mar.
Como boa amante de sorvete, experimentei gelato por onde passei! rs O Baffone é ótima dica para se deliciar em Ravello.
Localizado no Hotel Parsifal, o Raffaele é um antigo monastério do ano 1200. Além de um ambiente incrível, o restaurante conta com uma culinária clássica e mediterrânea.
Positano
Porto pertencente a Amalfi durante a Idade Média, Positano é uma antiga vila de pescadores que caiu na graça dos turistas após a publicação de um artigo sobre o local na Harper’s Bazaar, em 1953.
Desde então, Positano se tornou um dos destinos mais luxuosos e visitados na Costa Amalfitana, atraindo turistas com seu visual deslumbrante. Com menos de 9 km², Positano encanta com suas ruas floridas e lojinhas de artesanato.
Alugar uma Vespa é ótima maneira de conhecer a região com calma e aproveitar as belas paisagens que a Costa Amalfitana oferece. Super recomendo a experiência!
Para quem gosta de curtir uma praia, em Positano existem vários Beach Clubs, sendo que o La Scogliera é considerado o melhor da cidade.
Positano é famosa por seu artesanato, como os itens de cerâmica. São realmente muito lindos e dá vontade de levar vários para casa! As roupas também são destaque na cidade e a loja Luisa Positano é super tradicional, em funcionamento desde 1979.
Hotel boutique em Positano, o Palazzo Murat oferece restaurante e bar, que são ótimas pedidas para um almoço, jantar ou então para um lanchinho entre os passeios.
Quer uma dica de gelato em Positano? Anote aí: a bakery Collina oferece um sorvete maravilhoso!
Restaurante com 1 estrela Michelin do hotel Il San Pietro, o Zass tem como carro chefe a gastronomia mediterrânea. A vista para a cidade de Praiano é imperdível e ainda mais linda no pôr do sol.