Diário de bordo - Layla na Capadócia

Continuando nossa viagem pela Turquia, nosso segundo destino foi a Capadócia. Para quem perdeu, aqui conto nossa experiência em Istambul. Posso dizer que a Capadócia é ainda mais linda e fascinante pessoalmente!

Diário de bordo - Layla na Capadócia

Diário de bordo - Layla na Capadócia

Escolhemos o Ariana Sustainable Luxury Lodge para nos hospedarmos. O hotel é bem charmoso e tem um conceito todo sustentável, em que 26% da energia utilizada é solar e muitos dos alimentos consumidos são plantados no próprio local. Ele está localizado no Vale Uchisar e ao amanhecer tem-se uma vista magnífica do nascer do sol e dos balões. Vale a pena acordar às 5 da manhã! rs Como estávamos comemorando nosso aniversário de casamento, o hotel preparou uma surpresa com bolo e champagne. Amamos! A nossa suíte era a Ishtar, um duplex de 62 m². Fizemos a maioria das refeições no próprio hotel, que conta com o The Plum Restaurant, restaurante famoso na região.

 

Diário de bordo - Layla na Capadócia

A maior atração da Capadócia é sem dúvida o passeio de balão e a experiência é uma das melhores que já vivi. O passeio começa cedo, antes mesmo do sol nascer, então acordamos às 3:30 da manhã. Ver o sol nascer lá de cima com o cenário da Capadócia é emocionante! As grandes colunas que avistamos são conhecidas como chaminés de fada e funcionam como protetoras da erosão e tornam a paisagem ainda mais única.

O valor do passeio varia, mas inicia por volta U$150,00 por pessoa. O preço aumenta caso você escolha mais comodidades (transfer privativo, número reduzido de pessoas, etc). Existem passeios para apenas 4 pessoas mas esse número pode chegar até 30 por balão. No meu havia 14 pessoas e estava incluso café da manhã e champagne ao final do passeio, sem contar que o balão era novo. É importante reservar com bastante antecedência, pois é difícil conseguir vaga. Fizemos o passeio com a Kapadokya Balloons, empresa recomendada pela Just Tur, nossa agência de turismo.

Importante: recomendo que use roupas e calçados confortáveis para o passeio, já que é preciso “pular” a cesta do balão para entrar e para sair.

Diário de bordo - Layla na Capadócia

Diário de bordo - Layla na Capadócia

Dois passeios imperdíveis são o Melhor Mirante e o Museu à Céu Aberto de Goreme. Do melhor Mirante conseguimos avistar as cavernas que eram habitadas pelos hititas há 4.000 anos atrás. Ainda hoje existem pessoas que vivem nessas cavernas, porém o número é reduzido e muitas delas foram transformadas em hotéis ou museus. No Melhor Mirante você encontra essas árvores lindas, todas enfeitadas com olhos gregos. Apaixonei!

O Museu à Céu Aberto de Goreme é diferente de qualquer museu que já visitei. Uma das principais atrações turísticas da Capadócia, ele é considerado um Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco e possui um grande conjunto de igrejas e mosteiros construídas dentro de cavernas pelos cristãos por volta dos séculos X e XIII. Elas são famosas pelos afrescos pintados em suas paredes e a maioria está em ótimo estado de conservação. É também um ótimo local para se ver de perto as chaminés de fadas. Infelizmente não é permitido fotografar ou filmar dentro das construções.

Diário de bordo - Layla na Capadócia

Diário de bordo - Layla na Capadócia

A Turquia tem um artesanato rico e lindo e na Capadócia tivemos mais contato com outros artesãos. Visitamos a Omurlu Seramik, onde conferimos de perto o processo de produção das famosas cerâmicas. Fiquei apaixonada por todas as peças! É realmente um trabalho minucioso e que envolve muito talento. Eu e o maridinho colocamos a mão na massa e tentamos fazer um vaso. Nem preciso dizer que não deu muito certo, né? rs

Outro local que vale a visita é a Galeria Inkman, onde fica o famoso cenário com tapetes e lâmpadas, perfeito para vários cliques. Para fazer fotos no local você tem que desembolsar 50 liras turcas (cerca de R$35,00) por 10 minutos e garanto que vale super a pena! O dono da loja, que também é fotógrafo, quis me clicar e amei o resultado. São fotos para guardar por toda a vida.