No início do mês embarquei com o maridinho em uma viagem para o verão italiano. Conheci destinos que sempre sonhei, com primeira parada na Cidade Eterna: Roma.
Os dias lá foram breves, o suficiente para conhecer os pontos turísticos mais famosos da capital italiana. Repleta de história, sua fundação ocorreu há, pelo menos, 753 a.C. Roma foi a capital do Império Romano, que dominou por 500 anos.
Uma das lendas mais famosas sobre sua origem é a história dos irmãos Rômulo e Remo, que teriam sido criados por uma loba. Eles decidiram construir uma cidade mas, após uma discussão, Remo foi assassinado por Rômulo. Assim, a cidade recebeu seu nome e ele assumiu o trono de Roma.
Roma já foi uma monarquia e uma República, mas foi durante o Império Romano que a cidade atingiu sua grandeza. Considerado o maior da civilização da história ocidental, o Império Romano durou 5 séculos. Sua queda marcou o início da Idade Média.
Onde Ficar
Um dos mais célebres hotéis de Roma, o Hotel de Russie tem localização estratégica, a 1 minuto da Piazza del Popolo e a 7 minutos a pé da Piazza di Spagna. O hotel une bem o estilo clássico com o moderno e um dos cenários mais famosos é o restaurante com jardim. É realmente uma delícia curtir uma refeição nas mesas ao ar livre!
O que fazer
O Anfiteatro Flaviano, mais conhecido como Coliseu, é um dos pontos turísticos mais famosos do mundo. Sua construção teve início no governo do imperador Vespasiano e foi concluída pelo imperador Tito. Com uma capacidade para até 80 mil espectadores, o anfiteatro era utilizado para os famosos combates dos gladiadores, para execuções e para espetáculos como caça a animais, encenações de batalhas e dramas baseados em histórias da mitologia.
Na era medieval o Coliseu deixou de ser usado para entretenimento. Durante os anos, o monumento sofreu diversos danos, causados por terremotos e saques, mas ainda assim mantém a sua imponência.
Atualmente, a cada Semana Santa o local é o início da Via Crucis guiada pelo Papa. No ano passado, o governo italiano anunciou um plano para construção de um novo piso retrátil, previsto para inaugurar em 2023. Com isso, o local passará a receber espetáculos como teatros e concertos.
Ruínas de um dos locais mais importantes da Roma Antiga, os Fóruns Romanos eram o centro da vida pública na cidade, onde aconteciam as atividades políticas, religiosas e econômicas. Mesmo que hoje as construções sejam ruínas, é impressionante observar cada uma e imaginar como era a vida local há milhares de anos.
Com certeza um dos cartões postais mais concorridos de Roma é a Fontana di Trevi, que impressiona com seus 26 metros de altura e 20 metros de largura. E os rumores são verdade: a fonte está sempre lotada e é difícil encontrar um local para garantir sua foto.
Localizado dentro de Roma, o Vaticano (oficialmente chamado de Estado da Cidade do Vaticano), é considerado o menor país do mundo com apenas 0,44 km² e com população inferior a 1000 pessoas.
Fundado através do Tratado de Latrão, em 1929, o Vaticano é a sede da Igreja Católica e tem o Papa como chefe de Estado.
Os pontos turísticos do Vaticano estão ligados à Igreja Católica: a Praça de São Pedro, a Basílica de São Pedro, a coleção dos Museus do Vaticano e, o mais famoso e concorrido, a Capela Sistina, que recebe milhões de visitantes todos os anos para admirarem o teto com afrescos pintados por Michelangelo.
Onde Comer
Em atividade há mais de 100 anos, a Taverna Trilussa é parada obrigatória para quem ama massas trufadas! São divinas!
Com 93 anos de história, o Trattoria Al Moro é um dos restaurantes mais tradicionais de Roma. O carro chefe da casa é o Spaghetti Al Moro (carbonara).
Quando na Itália, é claro que não podem faltar os gelatos! Essas são algumas dicas de gelaterias – a minha preferida com certeza foi a La Romana, em atividade desde 1947.