Diário de bordo Layla em Istambul

Esse mês eu e o William completamos 1 ano de casados e resolvemos comemorar com uma viagem especial. O destino escolhido foi a Turquia, país que sempre tivemos vontade de conhecer. Fechamos a viagem com nossa agência de confiança, a Just Go Travel e nosso roteiro de 10 dias incluiu Istambul, Capadócia e Bodrum.  Estamos apaixonados pelo país e, é claro, não poderia deixar de registrar essa viagem aqui no blog e compartilhar as dicas com vocês.

Vou começar por Istambul, a maior cidade da Turquia e a única do mundo localizada em dois continentes, o asiático e o europeu, divididos pelo Estreito de Bósforo. É muito interessante ver as diferenças que existem entre os dois lados, presentes no mesmo país e na mesma cidade.

Diário de bordo Layla em Istambul

Diário de bordo Layla em Istambul

Diário de bordo Layla em Istambul

Diário de bordo Layla em Istambul

Diário de bordo - Layla em Istambul

 

Tivemos uma experiência única de hospedagem. Optamos por conhecer os 2 hotéis Four Seasons de Istambul. Nos hospedamos primeiro no Four Seasons Bosphorus, localizado na margem do Estreito de Bósforo. O hotel é super charmoso com restaurantes maravilhosos, como o Aqua Restaurant. Perto da piscina, um carrinho de sorvetes faz a alegria dos hóspedes (o maridinho AMOU! rs). A sauna do hotel também é incrível, perfeita para um momento de relaxamento.

O outro Four Seasons é o Sultanahmet, um complexo lindo onde antigamente funcionava uma prisão. O hotel tem um jardim fabuloso, ótimo cenário para fotos, e fica no centro histórico de Istambul, próximo aos principais pontos turísticos. Do terraço é possível avistar a Santa Sofia e a Mesquita Azul – a vista é linda e recomendo curtir o final de tarde ali e apreciar o pôr-do-sol.

Recomendo super ter essas 2 experiências nos Four Seasons! Vale a pena se hospedar nessas 2 partes da cidade. E para quem está se perguntando se não é muito trabalhoso, o check-in é feito apenas em 1 das unidades e quando você troca de hotel, a conta é transferida automaticamente para o outro e lá você realiza o check-out ao ir embora.  É bem tranquilo e não toma tempo da viagem!

Diário de bordo - Layla em Istambul

 

No SPA do Four Seasons Bosphorus fizemos o tão famoso banho turco. Estava meio receosa, mas adorei a experiência! Para começar, ficamos alguns minutos na sauna, para “abrir os poros”. O segundo passo é uma esfoliação e, depois, o banho propriamente dito, com espuma. No final, o cabelo é lavado. A sensação é de alma lavada, saímos bem mais leves! Para o banho, os homens ficam de sunga e as mulheres com uma calcinha descartável, entregue no início.

Diário de bordo - Layla em Istambul

Diário de bordo - Layla em Istambul

Diário de bordo - Layla em Istambul

 

As mesquitas são paradas obrigatórias em Istambul. Nós conhecemos 3 delas. A primeira que visitamos foi a Ortakoy, situada na margem do Estreito de Bósforo, e ficamos impressionados com a beleza dela. Uma das mesquitas mais famosas de Istambul, a Mesquita Azul chama atenção por sua grandiosidade, com 6 minaretes (locais de onde os fiéis são chamados para as orações). Por dentro, ela é decorada com mais de 20.000 azulejos em tons de azul iluminados pela claridade de mais de 250 janelas.

A outra mesquita que conhecemos foi a recém-inaugurada Çamlica, construída para ser a maior da Turquia. Ela fica localizada no ponto mais alto da cidade e foi construída para receber até 63.000 fiéis ao mesmo tempo. A mesquita foi projetada por duas arquitetas, Bahar Mizrak e Hayriye Gul Totu e seu complexo inclui também um museu, galeria de arte, biblioteca e salão de conferências.

Para visitar as mesquitas é preciso prestar atenção no vestuário. Os braços e pernas não podem estar a mostra e as mulheres tem que cobrir a cabeça com um lenço. Para quem não leva um, geralmente há empréstimo no local.

Diário de bordo - Layla em Istambul

Diário de bordo - Layla em Istambul

Diário de bordo - Layla em Istambul

 

A Santa Sofia é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Ela foi construída inicialmente para ser uma catedral e séculos mais tarde tornou-se uma mesquita. Essa transição fica clara no interior do local, com a mistura de pinturas tipicamente cristãs e símbolos árabes. Desde 1935 a Santa Sofia funciona como museu.

Outra parada obrigatória é o Palácio de Dolmabahçe, primeiro em estilo europeu construído em Istambul e que funcionou como centro administrativo do Império Otomano de 1853 a 1922. Seu estilo arquitetônico é uma combinação do barroco, neoclássico e rococó, misturados ao tradicional estilo otomano. Nos tetos do palácio foram utilizadas 14 toneladas de ouro na ornamentação e o maior lustre de cristal da Boêmia, presente da rainha Victoria, enfeita o salão principal. Não é permitido fotografar ou filmar dentro do local, mas o lado externo rende lindas fotos.

Diário de bordo - Layla em Istambul

Diário de bordo - Layla em Istambul

Diário de bordo Layla em Istambul

Os mercados de Istambul são mundialmente famosos e o Grand Bazaar o maior deles. Aberto em 1461, ele é um dos maiores e mais antigos mercados cobertos do mundo, sendo que começou como um pequeno armazém e hoje conta com mais de 60 ruas e milhares de lojas. Por lá você encontra um pouco de tudo como tapetes, especiarias, joias, souvenirs e cerâmicas. A arquitetura do local também impressiona e chama atenção. Uma dica: pechinche sempre para conseguir bons descontos.

Para quem ama tapetes, a Punto Carpet é uma loja tradicional de Istambul e fica próxima da entrada do Grand Bazaar. O espaço conta com 10 salas para atender os clientes e os vendedores José ou Elias atendem em português. Para as amantes de lenços, a Ottomano é uma das lojas mais famosas e tem opções lindas!

Falando em especiarias, o Spice Bazaar é um mercado dedicado a elas! São diversas lojas com os melhores temperos, doces e comidas árabes. Uma tentação!! Aproveitei para garantir vários pistaches, minha paixão. rs

Diário de bordo - Layla em Istambul

Diário de bordo - Layla em Istambul

Fizemos um passeio de barco no Estreito de Bósforo, com direto a parada na Kanlica, tradicional fábrica de iogurtes. O passeio foi incrível e recomendo a quem estiver indo a Istambul.

Diário de bordo - Layla em Istambul

Durante nossa passagem por Istambul tivemos a companhia dos guias Cláudia e seu marido Sylvio. Ela é brasileira e ele turco, que fala português. Ambos nos deram verdadeiras aulas de história por onde passávamos e assim pudemos conhecer e entender mais sobre a cultura turca e todas as curiosidades sobre os monumentos. Vale muito a pena contratar o serviço!  @guiaistambul_claudiaistanbul

Ficamos encantados com Istambul e adoramos a oportunidade de conhecer uma cultura diferente. Amamos descobrir curiosidades da maior cidade da Turquia e que tem uma enorme importância histórica!

No meu canal no YouTube vocês encontram os vlogs da viagem, não deixem de assistir!