Na última semana, eu e o maridinho embarcamos em uma viagem especial para Buenos Aires, para celebrar nossos 4 anos de casamento e o Dia dos Namorados. Ficamos 4 dias na cidade e, apesar de ser uma viagem curta, fizemos vários passeios e aproveitamos bastante.
Nossa viagem e roteiro foi planejado pela agência Just Go Travel e trouxe um resumo de como foram nossos dias, para quem está planejando uma ida à cidade argentina.
Hotel Faena
Escolhemos o Hotel Faena Buenos Aires para nos hospedar. Com 5 estrelas, ele está localizado em um antigo depósito no bairro Puerto Madero e tem interior desenvolvido por Philippe Starck. O hotel dispõe de piscina, SPA, bistrô e dois bares. Tivemos uma ótima experiência, sem contar que a localização do Faena é excelente.
O que fazer em Buenos Aires
Buenos Aires é um local que oferece opções diversificadas de passeios, para todos os gostos. Desde caminhadas nos agradáveis parques até programações culturais em museus, você com certeza não vai ficar parado!
O bairro de Puerto Madero é uma das regiões mais valorizadas de Buenos Aires e caminhar pelas margens do Rio Prata é uma delícia. Antiga região portuária, o bairro teve sua revitalização iniciada na década de 90, sendo um dos exemplos mais bem sucedidos de renovação urbana do mundo. Por ali estão localizados diversos restaurantes, bares e boates.
Quando na Argentina, é claro que não pode faltar um show de tango! Curtimos o espetáculo do Rojo Tango, localizado no Hotel Faena. O espetáculo é incrível, amei e recomendo a experiência.
Floralis Genérica
Situada na Plaza de las Naciones Unidas no bairro Recoleta, a Floralis Genérica é uma obra do arquiteto argentino Eduardo Catalano. A escultura é uma homenagem à todas as flores e impressiona pelo tamanho: feita em aço inoxidável e alumínio, ela pesa 18 toneladas! Outro fato impressionante é que ela é a primeira escultura em movimento controlada por um sistema hidráulico e células fotoelétricas.
Caminito
Com seus cortiços típicos de zinco e suas paredes coloridas, a rua Caminito é um verdadeiro museu a céu aberto e parada obrigatória em Buenos Aires. Com 150 metros de extensão, ela está localizada no bairro La Boca. Caminito era um beco abandonado e foi revitalizada com a ajuda de seus moradores, incluindo Arturo Carrega e o pintor Boca Quinquela.
Museo Malba
O Malba (Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires) está localizado no bairro de Palermo e reúne a coleção de Eduardo F. Constantini. Inaugurado em 2001, o museu tem como objetivo difundir a arte da América Latina a partir do século XX. O Malba tem em seu acervo obras de artistas como Diego Rivera, Frida Kahlo, Xul Solar, Candido Portinari e Tarsila do Amaral – inclusive, o famoso quadro Abaporu faz parte da coleção do museu.
Museo Nacional de Bellas Artes
Um dos museus mais importantes da América Latina, o Museo Nacional de Bellas Artes tem a maior coleção de arte argentina do país. Inaugurado em 1896, a atual sede (uma antiga estação de bomba e água potável) foi reformada pelo arquiteto Alejandro Bustillo e entrou em funcionamento em 1933. Tem em seu acervo obras de pintores argentinos como Cándido López, Lino Enea Spilimbergo, Benito Quinquela Martin e Antonio Berni, além de artistas internacionais como El Greco, Goya, Rodin, Renoir, Rembrandt, Degas e Picasso.
Museo Moderno
Situado em um antigo depósito da empresa e tabacaria Nobleza Piccardo, o Museu de Arte Moderna reúne obras de artistas argentinos das décadas de 40, 50 e 60 e também uma importante coleção de artistas internacionais como Salvador Dalí, Pablo Picasso, Henri Matisse e Miró.
MACBA
Fundado em 2012, o MACBA (Museu de Arte Contemporânea de Buenos Aires) tem o propósito de divulgar formas de expressões artísticas e culturais do novo cenário, tanto nacionais quanto internacionais. A coleção do museu explora propostas e possibilidades de novas linguagens visuais.
Onde Comer em Buenos Aires
Diversidade culinária e comida gostosa é o que não falta em Buenos Aires! Anotem essas dicas dos lugares que amamos e achamos imperdíveis.
Lobo Café
Amamos tanto o Lobo Café que fomos mais de uma vez! A cafeteria é super charmosa. Não deixe de pedir o bolo com recheio de doce de leite, frutas vermelhas e chantilly. Já aviso que a fatia é gigante, e serve tranquilamente umas 3 pessoas.
Don Julio Parrilla
Considerado um dos melhores restaurantes de Buenos Aires, o Don Julio Parrilla é mesmo imperdível! Dica: façam reserva antes, pois ele é bastante concorrido. Comemos a provoleta de cabra de entrada e um ojo del bife e batatas fritas como prato principal. Deliciosos!
Elena Restaurante
O Elena Restaurante, localizado no hotel Four Seasons, foi nossa escolha para comemorarmos nossas boda de Flores e Frutas. O local é muito charmoso e a gastronomia é sensacional. Todos os pratos estavam divinos e essa milanesa é uma das melhores que já comi na vida! De sobremesa, não deixe de provar os gelatos de pistache e de doce de leite.
Mercado San Telmo
Inaugurado em 1897, o Mercado de San Telmo reúne diversos itens em um único lugar: frutas, verduras, temperos, antiguidades, cafés exóticos, além de restaurantes e cafés. Lá provei a melhor empanada da vida, no La Posta del Honero. Super recomendo, já pode adicionar no roteiro da sua viagem!
Casa Cavia
Instalada no bairro Palermo, a Casa Cavia é um local charmoso, ideal para recarregar as energias durante um intenso dia de passeios. O local reúne uma editora, uma livraria, uma floricultura, uma perfumaria, um restaurante de comida típica e uma patisserie. Nós almoçamos por lá, mas também recomendo para um brunch, chá da tarde ou jantar.
Ciro Gelato
Outro local que amamos tanto que fomos duas vezes é o Ciro Gelato. Lá você encontra o melhor alfajor! A foccacia e o sorvete de pistache também são imperdíveis.
Nuestro Secreto
Outro restaurante do Four Seasons, o Nuetro Secreto tem um ambiente moderno e repleto de charme e culinária sensacional. O ojo de bife estava muito saboroso e a sobremesa – vulcão de chocolate com avelã + sorvete de pistache – estava perfeita.
Roux Resto
O Roux Resto foi a escolha certeira para celebrarmos o Dia dos Namorados. Dica da minha amiga Lari Duarte, o restaurante impecável é comandado pelo chef Martin Rebaudino.