Casamento: Lista de convidados

Um dilema que todas as noivinhas e noivinhos têm que enfrentar é a temida lista de convidados. Eu sei, esse é um momento delicado e que pode causar uma certa dor de cabeça e até briguinhas. rs E o medo de deixar alguém importante de fora?

Selecionei algumas dicas para ajudar vocês nessa tarefa.

Casamento: Lista de convidados - Orçamento

A primeira coisa que você deve levar em consideração ao fazer sua lista é o orçamento de vocês. Todo mundo tem um limite, e o número de convidados deve se adequar a ele. Não adianta querer convidar 400 pessoas se seu orçamento é apenas para 200. Tenha em mente que quanto maior o número de convidados, mais cara será a festa. É preciso ser realista!

Casamento: Lista de convidados - Tamanho do local

O tamanho do local também é um ponto para se prestar atenção. Não vale convidar um número grande de pessoas se o espaço não comporta. Os convidados ficarão “espremidos” e não é confortável.

Casamento: Lista de convidados - Número máximo

Assim como é definido um limite para o orçamento, é necessário ter um número máximo de convidados. Dessa forma vocês terão um parâmetro para se basearem. É claro que às vezes esse número pode ultrapassar um pouco – mas só vale se for pouco! rs Especialistas em casamento dizem que sua lista pode ter até 20% de convidados a mais, pois nem todo mundo que você convidar poderá comparecer. Outra dica é: defina um número de convidados para cada lado. Nem sempre você e seu noivo conseguirão dividir meio a meio, pois um dos dois pode ter uma família ou um ciclo de amizades maior. É super normal isso.

Casamento: Lista de convidados - Palpites

Essa é a parte estressante! Os palpites dos familiares e pessoas próximas, principalmente dos pais, que sempre querem incluir alguém. Bom, se os pais estão ajudando a pagar pelo casamento, é justo que eles tenham sim direito a chamar algumas pessoas. Mas, mesmo que eles não estejam contribuindo financeiramente e vocês permitam que eles tenham direito a convidados, a dica é: defina um número X de quantas pessoas eles poderão chamar. Assim ninguém fica magoado.

Casamento: Lista de convidados - Cortes

Sua lista ficou muito grande? Então chegamos à parte dolorosa: a hora de fazer os cortes. Revise a lista e procure manter as pessoas que realmente são importantes na vida de vocês, como os familiares e amigos mais próximos. Faça algumas perguntas como: “Há quanto tempo eu não vejo essa pessoa?”, “Ela realmente nos conhece?”. É claro que existem aquelas pessoas com quem convivemos todos os dias, como chefe e colegas de trabalho. Nesse caso você não tem obrigação de convidar, a não ser que se tenha um vínculo de amizade com elas.

O que acharam das dicas? Espero que ajudem vocês! Se você já passou por isso, como foi a experiência?

POSTS RELACIONADOS