Oi meninas,

Bom diaaa…

Continuando meus posts com as viagens pela Europa, vamos falar de Bruxelas, a capital da Bélgica.

Logo quando chegamos fomos direto conhecer um dos pontos mais conhecidos da cidade, o Atomium, uma torre de observação e centro de informações que tem a forma de um átomo de ferro, aumentado 165 bilhões de vezes em relação ao seu tamanho normal. Lá dentro, você encontra informações e a história da construção do edifício, mostras rotativas de outras exposições e uma vista sem igual de Bruxelas a 360º. De fato, em um dia claro, é possível ver a Antuérpia, a mais de 35 milhas (56 km) de distância.

Depois seguimos em direção a Grand Place, também chamada de Praça do Mercado. Todos os principais eventos da cidade acontecem lá, portanto este é o lugar certo para desfrutar esta linda cidade. Rodeada de prédios históricos, remanescentes dos séculos 15 e 16, a arquitetura daqui é uma festa para os olhos.
Uma das principais avenidas da cidade, onde estão boas lojas e restaurantes, o Boulevard Anspach e que merece ser percorrido de ponta a ponta. Saindo dele estão diversas ruazinhas que passam por trechos muito bonitos da cidade. Caminhe pela Rue du Lombard, Rue de Grand-Carmes, Rue de L´amigo e Marché aux Herbes. A Rue do Midi também tem muita coisa interessante para ser vista. Para comprar artigos típicos da Bélgica, inclusive suas famosas rendas, não perca a Rue de Bouchers, e quando a fome bater experimente uma das delícias típicas mais famosas do país, os Waffles Belgas servidos com diversos tipos de coberturas, do chocolates às frutas. As batatinhas fritas Belgas também tem um sabor todo especial, e por isso fazem muito sucesso entre moradores e turistas.

O Manneken-Pis é tão importante para Bruxelas como a estátua do Cristo Redentor é para o Rio de Janeiro. A estátua deste menino fazendo xixi é uma das principais atrações da cidade (confesso que fiquei decepcionada, eu imagina uma estátua maior, rsrsr). A história começou na idade média, quando lá havia uma fonte, e em 1619 o escultor Jerome Duquesnoy fez a estátua do menino para embelezar o local. O monumento fica na esquina das ruas Stoofstraat/Rue de L’Etuve e Eikstraat/Rue du Chêne (essas ruas tem muitos waffles deliciosos e lojas dos famosos chocolates, não deixem de caminhar por elas também) e geralmente está rodeada de pessoas fotografando e sendo fotografadas.

A estátua passa a maior parte do ano vestida, uma tradição iniciada em 1698, e seu guarda roupas com mais de 600 peças pode ser visto na Casa Real e no Museu da Cidade.

Não tivemos tempo de almoçar e beliscamos batatinhas e waffles o dia todo, mas a noite resolvemos ir no restaurante mais tradicional de Bruxelas, o Restaurant Chez Léon, fica a dois passos da Grand-Place, numa rua super charmosa e cheia de outros restaurantes. Experimentamos os famosos Mussels (mexilhão) gratinados e um peixe divino. O restaurante é o maior da cidade e já se encontra em vários países da Europa, o de Bruxelas fica Rue des Bouchers 18, B-1000, se quiser procurar em outras cidades aqui está o site.

Depois do jantar caminhamos e fomos conhecer o famoso Delirium Café, o que tornou esse bar famoso foi sua impressionante carta com 2400 cervejas diferentes, a maior do mundo, merecendo até reconhecimento do Guinness Book. Em Bruxelas existem inúmeros locais para se beber uma boa cerveja e o Delirium Café se destaca mais pela variedade e pelo ambiente descolado (eu odeio cerveja mas não poderia deixar de conhecer algo tão tradicional da Bélgica).

O bar tem dois ambientes. O salão superior sai para a rua e é mais arejado. O inferior, subterrâneo, é onde fica um pequeno balcão atrás do qual os bartenders se desdobram para atender à multidão de clientes, os quais precisam disputar atenção se quiserem ser servidos. O ambiente é diferente, mas vale a pena a visita, decoração inusitada, música alta e muitos jovens.

As fotos retratam tudo o que acabei de falar nesse mega texto, confiram:

Look 1:

Cardigã listrado: Forever 21
Cardigã Preto: Zara
Calça: Zara
Slipper: Atelier Mix
Turbante: Top Shop – Londres

Look 2:

Blazer e Scarf H&M – Londres

É isso pessoal, gostaram??? Já estou preparando todos os outros posts. Amanhã estou indo pra Milão, minha última viagem pela Europa, estou sofrendo, rsrsrs!!

Meus companheiros de viagem e fotógrafos, Anésio e Larissa arrasaram né?? Obrigada meus amores, adorei estar com vocês!!!

Beijos, beijos
Layla