E o post do especial “Casamento” de hoje é sobre a diferença que existe entre aliança de noivado e anel de noivado. Muita gente tem dúvidas se são a mesma coisa, o que diferencia um do outro e qual escolher. Bom, vamos lá:
A aliança de noivado é muito comum aqui no Brasil e a maioria dos casais optam por ela. Durante o noivado, as alianças são utilizadas no dedo anelar da mão direita e, no dia do casamento, elas são trocadas para a mão esquerda. Mas isso não é regra, visto que tem casais que escolhem outro modelo de aliança para usarem depois de casados. Ah, e as alianças são usadas tanto pela noiva como pelo noivo.
Ganhar um anel de noivado de seus amores é o sonho de muitas mulheres! Essa tradição é mais forte na Europa e nos Estados Unidos, quando o noivo presenteia a amada com um solitário (anel com uma pedra preciosa), e está se tornando comum aqui no Brasil. Geralmente o anel traz um diamante, mas não é regra, podendo ter outra pedra preciosa como esmeralda, safira, rubi, etc. O costume do anel de noivado com diamantes teve início com o arquiduque Maximiliano da Áustria, que presentou sua noiva Maria com uma joia em 1477.
No exterior o anel de noivado é usado na mão esquerda. Como a tradição aqui no Brasil é usar a aliança de noivado na mão direita, muitas noivinhas usam o anel também nessa mão, mas nada impede que ele seja utilizado na outra. Depois do casamento, é comum a noiva utilizar o anel juntamente com a aliança. Confesso que acho essa peça mais romântica do que a aliança, porém a escolha vai depender do estilo de cada casal (e do noivo também! rs).
Meu noivinho acertou em cheio na escolha do meu anel de noivado! O William optou por uma peça clássica e atemporal, mega romântica. Posso dizer que foi meu sonho realizado: o pedido perfeito, o noivo perfeito e o anel perfeito. <3