Hoje, 13 de julho, é comemorado no Brasil o Dia Mundial do Rock. A data foi escolhida pois nesse dia, em 1985, foi realizado o Live Aid, megaevento que aconteceu simultaneamente em vários países e arrecadou fundos para a Etiópia, com apresentações de nomes como Queen, Mick Jagger, U2, Elton John, The Who, Scorpions, entre outros.
Para celebrar a data, que tal exaltar mulheres que se destacaram nesse gênero? O mundo do rock tem muitas mulheres talentosas e que marcaram gerações.
Joan iniciou a carreira aos 15 anos à frente da banda The Runaways, nos anos 70. A banda era formada por 4 mulheres e se destacou pelo figurino ousado e pelo som punk. Em carreira solo Joan também fez muito sucesso, e difícil alguém que não conheça a sua versão para a música “I Love Rock ‘n Roll”. Além de cantora, ela também é compositora, baixista, guitarrista e produtora musical. Jaqueta de couro, jeans surrado, camiseta de banda e óculos aviador era o look preferido da cantora. Ela com certeza é um dos grandes destaques no cenário do rock, sendo reconhecida pela Rolling Stones como uma das melhores guitarristas de todos os tempos. Desde 1980, lidera a banda Joan Jetts and the Blackhearts.
Considerada por muitos como a Rainha do Rock, Janis Joplin marcou a década de 60. Com uma voz incomparável que migrava do blues ao rock, ela conquistou uma legião de fãs. Suas grandes inspirações eram Aretha Franklin, Etta James e Billie Holiday. Possuía um estilo inconfundível, com influência hippie e maxi óculos redondos, colares grandes e roupas com pegada boho eram sua marca registrada. Seu comportamento era polêmico, e no Rio de Janeiro foi expulsa do Copacabana Palace ao nadar nua na piscina. Janis morreu muito nova, com apenas 27 anos de idade, devido a uma overdose.
Uma das percussoras do punk, Patti iniciou sua carreira em Nova York, após ser demitida da fábrica que trabalhava em Nova Jersey, por ser considerada comunista por ler livros de autores com pensamentos revolucionários. Seu álbum de estreia recebeu o título de “Horses”, que é considerado um dos trabalhos com maior influência no cenário do rock. Ligada à arte, poesia e pintura, Patti tinha um estilo andrógino e além de cantora, é também poetisa, ativista, fotógrafa, escritora e compositora.
Com certeza uma das maiores representantes do rock nacional, Rita Lee iniciou sua carreira ainda na adolescência em uma banda formada somente por mulheres, a Teenage Singers. Pouco tempo depois, elas se uniram a Arnaldo Baptista e Sérgio Dias, formando a famosa banda Os Mutantes. Rita integrou também a banda Tutti Frutti e em 1976, ela deslanchou em carreira internacional. Com estilo irreverente, marcado pelos óculos e cabelos coloridos, a cantora com certeza foi uma das grandes responsáveis pela ascensão feminina no rock brasileiro.
Deborah Harry estorou à frente da banda Blondie e foi figura fundamental para o punk rock e o new wave norte americano. A banda foi sucesso mundial nos anos 70 e 80 e, após anos como vocalista, Debbie lançou-se em carreira solo. Além disso, ela realizou diversos trabalhos como atriz e foi símbolo sexual de várias gerações, sendo uma das grandes inspirações de Madonna.
Considerada uma das maiores artistas de todos os tempos (entre homens e mulheres), Tina iniciou sua carreira no fim dos anos 50 na dupla Ike & Tina Turner. Juntos, emplacaram diversos hits nos anos 60 e 70. Nos anos 80 Tina se reinventou e emplacou carreira solo, tornado-se um grande ícone pop e uma das mais populares artistas do rock. Suas turnês eram grandiosas, com memoráveis números de dança. Venceu 8 Grammys e vendeu mais de 200 milhões de discos. Além disso, destacou-se também no cinema. Hoje Tina vive na Suíça ao lado marido.
Uma das maiores vozes da música nacional, Cássia é até hoje um ícone. Com uma voz grave e marcante, ela logo chamou atenção de diversos compositores, que a contratavam para cantar suas músicas. Assim ela se tornou uma das maiores intérpretes do país e suas versões para as canções ainda são sucesso atualmente.