Hoje começo uma série especial sobre casamentos aqui no blog. Vou trazer várias curiosidades, dicas, ideias e inspirações para quem também está nessa deliciosa jornada rumo ao altar ou para quem ama esse tema. E o primeiro post é sobre um dos protagonistas de toda cerimônia: o vestido de noiva. Selecionei 10 vestidos que fizeram história e que inspiraram e ainda inspiram as noivinhas hoje em dia.
Vamos começar o ranking com a responsável pela criação do vestido de noiva como o conhecemos: a rainha Victoria. A monarca subiu ao altar em 1840 e casou-se com seu primo Albert, por quem era loucamente apaixonada. Para provar a pureza de seu amor, ela elegeu um vestido de noiva branco. Até então a cor não era muito utilizada para casamentos. Ela também foi a primeira monarca a se casar usando um véu. A rainha lançou uma nova moda, pois a partir daí as mulheres começaram a se casar de branco e o vestido de Victoria foi muito copiado na época. Curiosidade: após a morte de seu marido, a rainha vestiu-se apenas de preto pelo resto de sua vida.
A atriz Audrey Hepburn elegeu um midi Givenchy, desenhado especialmente para ela, para seu casamento com Mel Ferrer. A cerimônia aconteceu na Suíça, em 1954 e o modelo, com saia rodada e cintura marcada, refletia bem a moda da época.
Para seu casamento com o príncipe Rainier III de Mônaco, a então atriz Grace Kelly usou um modelo desenvolvido pela figurinista Helen Rose. Trinta costureiras trabalharam no vestido durante 6 semanas! Ele foi confeccionado com tafetá de seda e o corpete foi decorado com rosas de renda Valenciennes, com aplicação de milhares de pérolas. Grace quebrou a tradição ao optar por um arranjo estilo Juliet Cap com flores de laranjeira, ao invés de uma tiara. Com certeza um dos vestidos mais icônicos da história, sendo fonte de inspiração até hoje!
Outro icônico casamento da realeza. A princesa Diana casou-se com o príncipe Charles em 1981 e deixou milhões de mulheres ao redor do mundo suspirando com seu vestido. Criação de David e Isabel Emanuel, a peça foi o reflexo do exagero dos anos 80, com suas mangas bufantes, saia rodada, 10.000 pérolas, e véu com 7,5 metros de comprimento (UAU!). Nem preciso dizer que o modelito foi super copiado, né?
Mais uma Victoria para nossa lista! A ex-Spice Girl e o jogador de futebol David Beckham tiveram um casamento digno da realeza em 1999 e seu vestido foi o reflexo disso. Criado por Vera Wang, o modelo era na cor champanhe e tinha um corpete estruturado. A noiva usou um crucifixo simples no pescoço e uma coroa de 18 quilates e com diamantes fixados.
A cantora Gwen Stefani ousou no seu casamento com o músico Gavin Rossdale em 2002. Para a cerimônia, ela elegeu um modelo exclusivo desenvolvido por John Galliano que contava com um efeito ombré em tons de rosa. Que tal? O modelo é tão icônico que participou da exposição “Wedding Dresses – 1777-2014” do museu Victoria and Albert em Londres.
Mais um membro da realeza para o ranking! Kate Middleton disse sim para o príncipe William em 2011 usando um vestido desenvolvido por Sarah Burton, diretora criativa da grife Alexander McQueen. O traje, de manga longa, tinha um espartilho coberto por renda, que foi bordada à mão pela Escola Real de Costura. O vestido também levou renda inglesa Cluny, renda francesa Chantilly, seda marfim e cetim branco. A saia era pregueada e tinha uma cauda de 2,70 metros. 6 anos depois e muitas noivas ainda se inspiram no modelo usado pela duquesa! PS: mais alguém acha que o vestido dela lembra o da Grace Kelly?
Outra noiva que usou John Galliano em seu casamento foi a top Kate Moss. Amigo pessoal da modelo, o estilista desenvolveu um modelo exclusivo com uma pegada vintage para o enlace de Kate com Jamie Hince em 2011. O vestido de seda recebeu uma camada de tule toda salpicada de cristais e bordados delicados enfeitavam a parte mais transparente da peça, na altura dos quadris.
Para sua cerimônia de casamento com o rapper Kanye West em 2014, Kim Kardashian elegeu um vestido Givenchy, desenvolvido com exclusividade pelo estilista da grife Riccardo Tisci. O modelo refletiu a personalidade sexy da cantora, com um decote generoso nas costas e silhueta estilo sereia.
Angelina Jolie oficializou sua união com Brad Pitt em uma cerimônia íntima em 2014 e o vestido, desenvolvido pela estilista Donatella Versace, chamou a atenção. O modelo, feito em cetim de seda, drapeado no busto e com cauda longa, contou com inusitados bordados que reproduziam desenhos feitos pelos filhos do casal. Muito fofo!
Qual desses é o seu preferido? Me conte nos comentários!