A estratégia low carb está sendo muito utilizada ultimamente com o objetivo de perda de peso. Ela consiste na diminuição da quantidade de carboidratos da dieta, e não da exclusão total desse nutriente.
Desta forma, diminuímos a quantidade de carboidrato e melhoramos a qualidade daqueles que vamos ingerir, evitando alimentos ricos em açúcar e preferindo os carboidratos de baixo índice glicêmico, integrais e fonte de fibras.
A composição da dieta se torna principalmente de gorduras boas e proteínas, que proporcionam mais saciedade e uma menor estimulação de insulina, favorecendo a oxidação de gordura e consequentemente o emagrecimento.
Mas qual será a quantidade de cada nutriente da dieta? Isso muda de indivíduo para indivíduo, e essa análise e o planejamento alimentar devem ser feitos pelo seu nutricionista!
Em relação a low carb, não existe regra e não existe quantidade ideal.
O estilo de vida interfere diretamente nesse planejamento alimentar, variando conforme o hábito alimentar, quantas refeições se faz no dia, o tipo de atividade física e a intensidade. Assim, essa se torna apenas uma das estratégias para o emagrecimento, pois o que funciona para uma pessoa pode não funcionar com outra.
Planos alimentares devem ser sempre individualizados, variados, visando o objetivo, a promoção, e manutenção da saúde como um todo!