Bom dia gente!
Quem me acompanha sabe que eu AMO filmes e um dos meus programas preferidos é, sem dúvida, curtir um cineminha. Na contagem regressiva para o Oscar 2017 (a premiação acontece dia 26/02), resolvi trazer para vocês a ficha técnica dos indicados a uma das minhas categorias preferidas: Melhor Figurino. E olha que a competição desse ano está acirrada! Ainda não consegui escolher meu favorito. Vamos dar uma olhada?
Com Brad Pitt e Marion Cotillard como protagonistas, Aliados traz a história de dois espiões na época da Segunda Guerra Mundial. O figurino é mega glamouroso e bastante fashionista, desenvolvido por Joanna Johnston, indicada ao Oscar pelo seu trabalho em Lincoln. As peças de estilo quarentinha foram quase todas especialmente desenvolvidas para a produção, porém alguns acessórios vintage, como óculos Dior e botões de marfim, foram arrematados em brechós e serviram de complementos ideais aos looks.
Essa é a 12ª indicação de Colleen Atwood, praticamente uma Meryl Streep dos figurinistas. Ela já levou para casa prêmios pelo seu trabalho em Chicago, Memórias de uma Gueixa e Alice no País das Maravilhas e agora concorre por seu trabalho nesta spin-off de Harry Potter. O figurino do filme retrata a década de 20 e foi pensado para ressaltar as características marcantes de cada personagem. Além dos protagonistas, ela teve que vestir mais de 3.500 figurantes!
Favorito ao Oscar de Melhor Filmes neste ano, com 14 indicações, é claro que não poderia ficar de fora nesta categoria! A figurinista Mary Zophres , indicada por seu trabalho em Bravura Indômita, recorreu à brechós e marcas como H&M e Jason Wu para compor o figurino da protagonista Mia (Emma Stone). A estética das peças são todas retrôs, com um pé nos anos 40 e 50. Para os números de dança, as peças não só tinham que ser bonitas, como também funcionais. Ah, importante lembrar que este é o único filme concorrente desta categoria que se passa nos dias atuais.
O filme, baseado em fatos reais, retrata a história da socialite nova-iorquina Florence Jenkins, que sonha em ser cantora de ópera mas não sabe cantar. Situado nos anos 40, teve a irlandesa Consolata Boyle (A Rainha, Filomena e Dama de Ferro) como responsável pelo figurino. Ela pesquisou a fundo essa excêntrica personagem e criou cada detalhe das roupas baseados em registros e fotos da época. Penas, brilhos e tecidos nobres foram utilizados nas construções das peças e os figurinos utilizados pela personagem nas apresentações são um show à parte!
Um dos grandes favoritos para levar a estatueta nessa categoria, Jackie mostra um pouco do casamento e do luto da ex-primeira dama Jacqueline Kennedy. O figurino ficou a cargo da francesa Madeline Fontaine, que trabalhou para produções como O Fabuloso Destino de Amélie Poulain e Saint Laurent, e recebe aqui sua primeira indicação ao Oscar. Ela retratou fielmente peças icônicas, como o tailleur rosa usado por Jackie no dia do assassinato de seu marido. Aliás, a Chanel deu uma forcinha, doando réplicas dos botões para a fabricação do conjunto.
Quem você acha que leva o prêmio esse ano? Como eu disse, a competição está acirrada!
Beijos!